18 de janeiro de 2022

What is NOT branding?

Branding
Posts por Felipe Pavani

Let's start with some statements here in this text. It is better to present some disagreements about the concept first so that we can outline some truths. Ready? First of all, branding is not a logo. The term Logo is a reductionism of “Logo”, which in the language of designers means a trademark formed by custom letters (in Greek, logos means

Pronto?

Em primeiro lugar, branding não é logo. O termo Logo é um reducionismo de “Logotipo”, que ele linguagem de designers significa uma marca comercial formada por letras customizadas (em grego, logos significa letra, palavra). O termo logo é usado geralmente é usado pelas pessoas pois soa legal, porém o que as pessoas realmente querem dizer é relacionado à uma marca comercial (ou “trademark” em inglês), mesmo se essa marca é um logo, um símbolo, um monograma, um emblema ou algum outro elemento gráfico. A IBM, por exemplo, usa um monograma. Já a empresa Nike usa um símbolo. Ambos são marcas comerciais, mas nenhum deles é um logo. Estamos claros?

O que realmente importa aqui é que um logo, ou qualquer outro elemento de design de uma marca comercial, não é o branding. É meramente um símbolo representativo de tal.

Em segundo lugar, branding não é um sistema de identidade corporativo. Um sistema de identidade é um constructo do século 20 que serviu (e serve) para controlar o uso de marcas comerciais e os elementos nas publicações de determinada companhia, em suas propagandas, em seus materiais gráficos, veículos, assinaturas e assim por diante. Cinquenta anos atrás, a litografia era a tecnologia de comunicação por excelência; manuais de identidade eram criados para ditarem os tamanhos, as cores, os espaços e a arquitetura da página impressa. Hoje ainda é necessário o manual de identidade para trazer consistência à marca. Porém somente a consistência não criará um branding.

E finalmente, Branding não é um produto. Geralmente as pessoas de marketing falam sobre gerenciar suas marcas (brands), porém o que eles querem dizer é que querem gerenciar sues produtos, ou as vendas, ou a distribuição, ou a qualidade. Gerenciar uma marca é gerenciar algo muito menos tangível – uma aura, uma camada de significado invisível que permeia o produto.

Então, afinal, o que é Branding?

Branding é o conjunto de práticas adotadas para produzir uma marca forte PARA a percepção ou intuição de uma pessoa ou um grupo de pessoas sobre um produto, um serviço ou uma companhia. É uma intuição ou percepção pois somos, em grande parte, emocionais, intuitivos, independentemente dos nossos esforços para sermos racionais. É feito para a intuição das pessoas pois no fim das contas uma marca (brand) é definida por indivíduos, não por companhias, mercados ou o assim chamado público.

Cada pessoa cria sua própria versão desta marca. Enquanto as empresas não conseguem controlar esse processo, elas podem influenciá-lo comunicando as qualidades que fazem aquele produto diferente .

Em outras palavras, a marca não é o que VOCÊ diz que é, mas sim o que as pessoas tem a dizer sobre ela. A marca é um conjunto de definições partilhadas por um grupo de pessoas que se dedica a fazer o uso daquele produto ou serviço, um sentimento aproximado ou uma intuição compartilhada por determinadas pessoas.

Beijos do Pava :)

Voltar para o blog