If you want to become a good designer, the least you should do is pay attention to the terms that are most used in our profession. Graphic designers have their own language. It's true: spacing, typography, kerning, margins, etc. These technical words are just some of the many that exist in our area and you need to know
Se você está começando na área do design gráfico ou digital, ou simplesmente precisa dar uma refrescada na memória, eu fiz uma lista logo abaixo dos termos essenciais que todo e qualquer designer gráfico deveria saber desde o início. E para todos aqueles que não são designers, esse blog é uma mão na roda.
- Tipografia – Tipografia é uma técnica (ou uma arte) de arranjar os tipos (as letras, as fontes) de forma a transmitirem uma mensagem que possa ser lida e que deva demonstrar um apelo visual quando forem exibidas em materiais impressos ou digitalmente. O termo pode variar desde a criação ou modificação de pacotes de produtos, até o íntimo processo de escolha de uma fonte para um projeto.
- Tipo Serifado – Na tipografia, seria é uma pequena linha em conjunção com o final de uma letra ou também de um símbolo.
- Tipo Sem-serifa – Fontes sem seria é o oposto ao tipo serifado descrito acima. Serifa vem da palavra francesa Sans que significa “sem”.
- Tipo “Slab” de serifa – Uma fonte com o formato “slab” é caracterizada por apresentarem serifas grossas e pesadas. Elas foram especialmente populares no século XIX.
- Tipos em “script” – É um tipo de escrita e fonte baseada no formato caligráfico.
- Tipo “display” – Como propósito a ser exibido em grandes formatos e desenhado para causarem um forte impacto, os tipos em display são geralmente usados em posters, outdoors e logos.
- Logo – É a representação de uma causa, pessoa, empresa ou negócio. Pode ser formado por desenhos, símbolos ou até mesmo junções de tipos para formarem um significado específico.
- Hierarquia – Hierarquia geralmente é o termo usado para organizar a informação em uma determinada peça gráfica. Ela ajuda a entrega uma mensagem mais efetiva para o seu leitor.
- Kerning – É o campo onde você ajusta o espaçamento entre pares de letras.
- Leading – Pode ser traduzido como linha. Mas significa o espaço entre as linhas de base de um conjunto de texto.
- Tracking – Também conhecido como Espaço entre Letras, não deve ser confundido com o “kerning”. Tracking se refere a um ajuste uniforme no espaço de uma letra ou parágrafo afetando sua densidade e textura.
- Alinhamento – É o ajuste essencial em um texto ou imagem em uma peça gráfica
- Altura X – Se refere à altura das maiúsculas dentro de uma fonte individual. Essa medida afeta as proporções de uma fonte e determina sua legibilidade. Como regra geral, quanto maior a altura X, melhor sua legibilidade.
- Altura da “tampa” – É a altura da maiúscula sobre a linha de base de uma fonte em particular.
- Ascendentes e Descendentes – Uma ascendente é uma linha vertical ascendente que você encontrará por parte de uma letra maiúscula que se estende acima da altura “x” de um tipo de letra. E uma descendente é basicamente a parte de uma letra que se estende abaixo da linha de base.
- Corpo do texto – É simplesmente o texto principal que as pessoas lerão. Essas sentenças e parágrafos são o principal meio de expressão de uma mensagem para o interlocutor.
- Paleta – Em poucas palavras, é simplesmente o esquema de cores que o designer escolhe para compor a identidade visual de um produto, logo, site, etc.
- Pantone (PMS) – O Pantone Matching System, ou PMS, é um sistema de cor padrão que disponibiliza cores específicas par a materiais impressos.
- CMYK – CMYK (lê-se cemiki) é um modo de cor usado quanto você está fazendo um projeto para materiais gráficos. É um acrônimo para quatro cores usadas para formarem todo um espectro de cores disponíveis: C de Ciano, M de Magenta, Y de Amarelo e K de Key (preto).
- RGB – Já para projetos digitais, o espectro de cor disponíveis é identificado como RGB, que por sua vez significa Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul).
- Gradiente – É uma mistura gradual de cores para formar um efeito de cor.
- Resolução – Resolução é o numero de unidades que ocupam uma polegada de uma imagem. Você pode medi-la em termos de PPL ou “pixels por polegada” em uma tela. Em impressos, se refere a DPI que significa “pontos por polegada”.
- Saturação – É a definição da intensidade e brilho de uma cor
- Contraste – Se refere ao arranjo de elementos que se opõe e como eles criam interesse visual ou drama. Esses elementos podem ser branco x escuro ou texturas rugosas x suaves.
- Banco de imagem – É um portal de imagens que é licenciado para um uso específico para profissionais criativos ou clientes.
- Thumbnail – Pode ter dois significados: ou a exibição padrão de uma imagem em um determinado blog ou site de exibição de artigos ou um rabisco criado para explorar possibilidades de design de um layout.
- Grid – É um sistema de linhas verticais e horizontais que servem de guia visual para o designer. É usado geralmente para prover estrutura a um layout.
- Margem – É a área entre o conteúdo principal e a borda de uma página. Esse espaçamento assegura que um conteúdo importante se posiciona confortavelmente ou, no processo de impressão, garante que o conteúdo não será jogado fora.
- Escala – É relacionada ao tamanho relativo de um objeto ou diferentes objetos dentro de um design.
- Espaço em branco – O espaço em branco não necessariamente precisa ser branco. Pode ser qualquer cor, textura ou padrões de elementos. Seu significado é relacionado à área limpa entre os elementos de um layout, provendo “respiro” para suas partes.
Esses são alguns dos elementos dos termos que você terá de gravar inevitavelmente se quer prosseguir nessa área.
Fique tranquilo que com o tempo eles vão se organizando em sua cabeça. Não os tente grava pura e simplesmente, mas considere favoritar essa página para sempre voltar por aqui e tirar suas dúvidas!
Beijos do Pava! :)
Voltar para o blog